Como lidar casamento x coronavírus

O post de hoje é sobre um assunto que estamos ouvindo sem parar nas últimas semanas: a chegada do Coronavírus no Brasil. Mas claro que por aqui vamos focar no impacto dessa pandemia para os eventos, principalmente para o tão sonhado casamento.

f3
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest

Mas fique calma! Prometo que não vamos falar sobre números, estatísticas ou gráficos. Queremos te dar dicas e te ajudar em um momento de tantas incertezas! Então, se você tem dúvidas ou angústias sobre o que fazer com o seu casamento ou evento que está programado para as próximas semanas, vem ler algumas dicas e conselhos que separamos sobre o tema, já que estamos juntas nessa!

f11
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest

 

Cancelar ou adiar?

Sabemos que o planejamento para um evento acontecer é longo e a ansiedade para ver o sonho se tornar realidade é imensurável! Isso tudo sem contar toda a burocracia envolvida, uma vez que você estará lidando com diversos fornecedores e consequentemente, diversos contratos diferentes.

Por isso, adiar o evento evitará que você tenha que começar todo esse processo do zero. Solicitar orçamentos, avaliar o melhor custo x benefício, encaixar os seus gostos nas propostas fornecidas, escolher fornecedores confiáveis, ler contratos… Essa parte não precisará ser feita novamente e evitará o seu desgaste e retrabalho!

Neste momento, clientes e fornecedores estão passando pela mesma situação. Sendo assim, a compreensão será mútua, assim como a cooperação e o interesse em achar a melhor solução para essa questão. A palavra do momento é flexibilidade, para que nenhum lado seja prejudicado! Sendo assim, converse com seus fornecedores e não se precipite!

Père et adolescente
TFGP.

Comunicar todos os envolvidos

Além dos fornecedores, você não deve se esquecer de um outro público muito importante envolvido nesse processo: seus convidados!

Não há dúvidas de que são pessoas de extrema importância na sua vida e por isso, eles também estão ansiosos e apreensivos com a proximidade do seu evento x a pandemia que estamos vivendo. Sendo assim, logo que a decisão tiver sido tomada, comunique-os!

Eles também querem que a situação se resolva da melhor maneira, além de que também precisam se programar! Por isso, não há necessidade em esperar que tudo esteja completamente definido. Caso ainda não tenha uma nova data, informe aquilo que você já sabe. Sem dúvidas eles serão compreensivos, afinal de contas, nem tudo está sob nosso controle!

f9
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest

A importância da informação

É essencial estar bem informada nessa situação. Tanto sobre a pandemia como sobre as leis que possam te ajudar no processo burocrático do cancelamento ou adiamento do seu evento. No entanto, certifique-se de que a informação vem de fontes confiáveis, nada de fake news!

Sobre a pandemia, procure se informar por meio de órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de sua cidade ou a Organização Mundial de Saúde, caso seu evento seja realizado ou conte com convidados vindos de outro país.

f4
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest

Neste momento, é importante também que você releia contratos e verifique as cláusulas de cada fornecedor já contratado.

Por fim, caso seja necessário, entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor. A orientação do Procon é de que não haja cobrança de taxa para adiamento ou cancelamento por se tratar de uma situação que coloca em risco a saúde, a segurança e a vida da população. Nestes casos, os clientes são protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor e pela própria Constituição.

f5
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest

Razão x Emoção

f2
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest

Sabemos que na teoria tudo é muito mais fácil, né?! Saiba que na prática, fará parte do processo se sentir triste, angustiada e/ou ansiosa. Não se proíba de se sentir assim por alguns momentos, sofra o que tiver de sofrer de uma vez e siga em frente! E lembre-se que você não está sozinha!

f6
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest

Ao fim do processo, você terá a sensação de que fez a coisa certa tanto para você como para os demais envolvidos, como convidados, fornecedores e funcionários. Terá valido a pena para que no dia do seu evento, você possa comemorar com todos, sem preocupações e da forma leve que tem que ser, sem restrições de beijos ou abraços!

f12
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest
f8
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest
f14
Casamento x Coronavírus – Reprodução Pinterest

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s